Os espaços mais ‘in’



São espaços concetuais, trendy, pensados ao pormenor para otimizar a jornada do cliente e, acima de tudo, para oferecer uma experiência inesquecível. Atraem o olhar, arrebatam o coração e convidam-nos a entrar. Seja bem-vindo a alguns dos espaços mais ‘in’ em Portugal.


Primeiro, define-se o conceito; aposta-se na qualidade do serviço – exímia e muito próxima da perfeição; e por fim, alia-se a funcionalidade à estética. A fórmula destes espaços parece simples, mas nem sempre é fácil de aplicar. O segredo está, muitas vezes, no design de interiores, que desempenha um papel fundamental na materialização de espaços simultaneamente trendy e funcionais. “Apostar no design de interiores e na decoração (que são áreas que se complementam), para mudar ou criar um salão traz grandes vantagens e benefícios ao negócio. Atualmente os clientes são muito exigentes, procuram elementos diferenciadores em produtos e serviços e pretendem serviços altamente personalizados”, contextualiza Maria Vilhena, CEO e fundadora da Maria Vilhena Design. “Um espaço bem desenhado e bem decorado pode ser, por si só, um excelente “cartão de visita" e, não só fidelizar os atuais clientes, como atrair novos. Sabemos hoje que um ambiente apelativo ativa facilmente sensações de confiança e credibilidade”, assegura Maria Vilhena.




 
Maria Vilhena
CEO e fundadora da Maria Vilhena Design



Idealizar e criar um espaço diferenciador com um conceito vencedor implica planeamento e um aprofundado estudo de mercado, tanto no que diz respeito às tendências de consumo como do público-alvo. “Conhecer bem o tipo de público que se pretende captar possibilita que se criem projetos de design de interiores para espaços completamente distintos, exclusivos e que ofereçam aos clientes verdadeiras experiências sensoriais, de conforto, relaxamento e bem-estar”.  No entanto, esta é apenas uma parte do processo. “Um bom projeto responde, ainda, à melhoria dos serviços e do funcionamento interno, na medida em que deverá tornar todo o espaço mais funcional tendo em conta as especialidades oferecidas”. E aqui o planeamento e distribuição dos diferentes espaços, as linhas de mobiliário e as peças decorativas exclusivas “podem fazer toda a diferença” na experiência oferecida ao consumidor, assegura a designer de interiores.

Um espaço bem desenhado e bem decorado pode ser um excelente “cartão de visita" e, não só fidelizar os atuais clientes, como atrair novos.

Maria Vilhena, CEO e fundadora da Maria Vilhena Design



O LUXO MORA AQUI

Transversal à avenida mais luxuosa da capital, Lúcia Piloto Avenida – Luxury Concept Store convida o cliente a desligar-se do mundo exterior e viver um momento luxuoso no seu interior. A tecnologia vive em harmonia com a natureza para criar uma experiência de bem-estar completa.  O espaço, cujo projeto arquitetónico foi assinado pela empresa internacional Broadway Malyan, é, simultaneamente um cabeleireiro, color bar, spa, make up station, spa pedicure, manicure e ainda um espaço cabeleireiro exclusivo de homens, com 340 m2 distribuídos por dois pisos. O projeto de design combina o estilo industrial com a sofisticação: a base da paleta é predominante preta, mas os jogos de espelhos, a iluminação e os frondosos jardins verticais fazem deste um espaço inesquecível.






Lúcia Piloto Avenida – Luxury Concept Store. Rua Rosa Araújo, 25, Lisboa




INDUSTRIAL, MAS DE MÃO DADA COM A NATUREZA

É um open space que impressiona assim que se passa a porta de entrada. Paredes descascadas, que revelam a pedra de outrora, apontamentos de cimento aqui e ali, cadeiras e luminárias metálicas e tubagens à vista atestam a inspiração industrial do Marlene Miranda Cabeleireiros. Mas, neste espaço localizado em Barcelos, a Natureza também foi convidada a entrar: há plantas distribuídas estrategicamente pelo espaço que, em harmonia com peças em madeiras e materiais naturais, conferem uma sensação de conforto e intimidade ao cliente. Inaugurado no final de 2019, aqui nenhum pormenor foi deixado ao acaso e cada área tem a sua função, desde o espaço de serviços técnicos aos recantos de lazer, sem sequer esquecer uma área pensada para os mais novos. O respeito pelo meio ambiente faz parte da filosofia do espaço de Marlene Miranda, através da escolha de produtos com baixo impacto ambiental.






Marlene Miranda Cabeleireiros, Rua Teotónio da Fonseca, Barcelos




EM PLENA HARMONIA COM O PLANETA


Pikikos é exemplo perfeito de um espaço que responde à tendência crescente de uma maior preocupação e consciência ambiental. Fica em Campo de Ourique e foi pensado e concretizado pela proprietária Natasha Calem. Sustentável e amigo do ambiente, inclui um café, loja e cabeleireiro. O conceito rege-se pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas que definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030. E, na Pikikos, todos os dias se dão passos   nesse sentido: os produtos utilizados são sustentáveis; as peças de decoração são em segunda mão ou feitas a partir de materiais reciclados, os resíduos seguem para compostagem e até a água de lavar os cabelos é depois reaproveitada para as descargas do autoclismo.






Pikikos. Rua 4 de Infantaria 53C, Lisboa



A SIMPLICIDADE DA BELEZA

Menos é muitas vezes mais na conceção de espaços. KOOA Hair abriu recentemente em Lisboa e abraça um conceito minimalista. O salão, especializado em coloração, foi desenhado pelo arquiteto João Gameiro, e apresenta uma decoração clean, elegante e friendly: chão em betão, grandes espelhos a forrar as paredes e destaque para as cadeiras de barbeiro. Neste espaço o foco está mesmo no essencial: a qualidade do serviço prestados pelos hairstylists – e responsáveis do espaço – Peter André e Ricardo Memphus.






KOOA Hair, Rua Poiais de São Bento, Lisboa



ESTES SALÕES INSPIRAM-NO A RENOVAR O SEU ESPAÇO?


Primeiro passo: planear




O desenho, isto é, a definição dos diferentes espaços tendo em conta a área disponível e o portefólio de serviços, é uma etapa fundamental num projeto de design de interiores e deve ser pensado para facilitar a jornada do cliente e torná-la o mais aprazível possível.

  • • Receção para check-in e check-out: este é o primeiro espaço que o cliente encontra assim que passa a porta da entrada, por isso aposte num espaço cuidado e atrativo, independentemente do conceito que irá aplicar ao espaço;

  • • Área de revenda: deverá estar organizada por marcas ou finalidade dos produtos, com lineares ao nível da linha dos olhos, e próxima da área de check-out;

  • • Sala de espera: deve ser tão ampla quanto possível e confortável.


Área de tratamento/técnica

  • • No caso do salão de cabeleireiro, esta área poderá ser open space, embora subdividida por zonas específicas: diagnóstico, lavagem, corte, styling e trabalhos de cor/técnicos. Crie algumas barreiras visuais para delimitar algumas das zonas;

  • • Nos espaços de estética e bem-estar, privilegie gabinetes fechados para preservar a privacidade do cliente;

  • • Armazém para guardar stock – defina uma área reservada a funcionários.



CONHEÇA AS TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA 2021

Se está a pensar criar ou renovar o seu salão ou gabinete de estética, confira as tendências de decoração e design de interiores para este ano. Lembre-se que a decoração do seu espaço deve estar em consonância com o conceito definido à priori.




Cores: o Pantone Color Institute definiu o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating como cores do ano 2021. Os tons funcionam especialmente bem em ambientes com inspiração industrial.




Materiais naturais e formas orgânicas: é uma tendência que tem vindo a ganhar força nos últimos anos fruto de uma maior consciência ambiental. Madeiras, bambu, cerâmicas e plantas naturais são opções a ter em conta na decoração além de contribuírem para o conforto do espaço.




Elegância industrial: a associação do ferro, alumínio, plástico reciclado veio para ficar.




Scandifornian: o estilo escandinavo surge atualizado, com os tons claros a tomarem conta do espaço a par do mobiliário funcional com linhas retas e simples.




Peças statement: peças de design conferem personalidade ao espaço e ajudam a quebrar a monotonia.



 


Artigos Relacionados

Sustentabilidade e inovação na formação de cabeleireiros
Cabelos
Sustentabilidade e inovação na formação de cabeleireiros
Em conversa com a equipa da L'Oréal Professionnel Portugal
Ver
Textura capilar natural
Cabelos
Textura capilar natural
Como identificar, cuidar e valorizar a singularidade do seu cabelo
Walk on the bright side
Cabelos
Walk on the bright side
Tendências outono/inverno 2024
Ver
Assine já