Reabertura dos salões e espaços de beleza em maio?



A reabertura dos salões de cabeleireiro, barbearias e espaços de estética está prevista para o início de maio. Conheça as regras e recomendações essenciais a ter em conta no regresso à atividade. 




Com as portas fechadas e atividade interrompida desde o início da pandemia, o sector da beleza profissional tem sido um dos mais afetados. Agora, com os dados epidemiológicos a demonstrarem uma diminuição da propagação do vírus, o governo prevê um alívio nas medidas restritivas e um regresso gradual à normalidade no final da terceira fase do Estado de Emergência. Os salões de cabeleireiro, barbearias e espaços de estética estão entre os negócios que deverão poder começar a abrir portas e a retomar a atividade de forma gradual, a partir de 4 de maio.




A confirmar-se, o regresso já está a ser preparado. Cristina Bento, Assessora de Direção da Associação Portuguesa de Barbearias, Cabeleireiros e Institutos de Beleza (APBCIB), refere que foi desenvolvido um documento de “Compromisso do sector” que inclui um conjunto de regras e recomendações essenciais para a reabertura dos estabelecimentos. O documento, assinado pelos representantes da Associação Portuguesa de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza (APBCIB), Associação de Cabeleireiros de Portugal (ACP), Associação Nacional do Corpo e do Cabelo (ANCC), Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga (APCEB), Associação Nacional de Estéticismo Profissional (ANEP), Centro Artístico e Cultural dos Cabeleireiros de Portugal (CACCP) e Clube Artístico dos Cabeleireiros de Portugal (CACP), foi enviado hoje, 17 de abril, ao governo com estas indicações. Entre as medidas delineadas, inclui-se a imposição de um número limitado de pessoas dentro de cada estabelecimento, para que seja possível cumprir as indicações de distanciamento social que têm sido sublinhadas pela autoridade de saúde.

Reunimos as principais regras e medidas de prevenção que deve ter em conta para que o regresso à atividade aconteça de forma gradual e, sobretudo, segura para todos os profissionais de beleza e clientes.


REGRAS E RECOMENDAÇÕES A SEGUIR

 
  • Higienização das mãos: a desinfeção das mãos dos profissionais e clientes deve acontecer de forma frequente e segundo as recomendações da Direcção-Geral de Saúde.  
 
  • Reforço da higienização do espaço: a limpeza do espaço deve ser reforçada e a higienização dos locais e utensílios de uso mais intensivo, como as cadeiras ou marquesas, maçanetas de portas, interruptores de luz, corrimões, locais de recepção e instalações sanitárias, deve ser frequente.
 
  • Serviço por marcação: o atendimento deverá ser feito apenas por marcação, solução que permitirá evitar concentrações de pessoas além do número limite. Também não deverão ser permitidos acompanhantes.
 
  • Uso de máscaras e luvas: o uso de máscaras passará a ser obrigatório para clientes e funcionários. A utilização de luvas descartáveis passará a ser recomendado a todos os profissionais.
 
  • Material descartável ou esterilizado: os materiais utilizados deverão ser, preferencialmente, descartáveis. Os não descartáveis deverão ser devidamente esterilizados após utilização.
 
  • Distanciamento social: O distanciamento social continua a ser regra, até indicação contrária, pelo que deverão ser evitados contactos físicos além dos estritamente necessários ao desempenho da função.


OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO A TER EM CONTA

Tendo em conta o grau de exposição do profissional, o tipo de negócio e a proximidade física exigida pelo serviço prestado, poderão ser tomadas outras medidas de segurança adicionais como forma de evitar a propagação do vírus. A rotatividade das equipas, no caso de estabelecimentos com equipas com vários elementos, a utilização de viseiras e a instalação de barreiras de acrílico poderão passar a ser uma realidade.

Este pode ser o princípio do fim, há tanto esperado pelo sector da beleza. Mas, enquanto esse momento não chega, recordamos-lhe os apoios a que pode ter direito enquanto as portas se mantêm fechadas.





 


Artigos Relacionados

Sustentabilidade e inovação na formação de cabeleireiros
Cabelos
Sustentabilidade e inovação na formação de cabeleireiros
Em conversa com a equipa da L'Oréal Professionnel Portugal
Ver
Textura capilar natural
Cabelos
Textura capilar natural
Como identificar, cuidar e valorizar a singularidade do seu cabelo
Walk on the bright side
Cabelos
Walk on the bright side
Tendências outono/inverno 2024
Ver
Assine já