Sustentabilidade e inovação na formação de cabeleireiros
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A indústria da beleza está a passar por uma revolução, impulsionada por novas tendências, tecnologias e uma crescente consciência sobre a sustentabilidade. Os cabeleireiros, como profissionais do setor, estão no centro desta transformação e precisam de se adaptar para se manterem relevantes. A formação contínua e inovadora emerge como uma ferramenta essencial para capacitar os profissionais a abraçar estas mudanças. Neste artigo, exploramos esta temática com a colaboração da L’Oréal Divisão Produtos Profissionais, de entre as marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase e Shu Uemura, terminando com três entrevistas a membros da sua equipa.
Um dos pilares fundamentais da evolução na formação dos cabeleireiros é a sustentabilidade. O programa Hairstylists For The Future, da Divisão de Produtos Profissionais, insere-se dentro do projeto L'Oréal for the future, do grupo L'Oréal. Destaca-se como uma iniciativa que capacita os profissionais a implementar práticas mais ecológicas nos seus salões e foca-se em três áreas principais: água, resíduos e energia. O programa ensina os cabeleireiros a otimizar o uso dos recursos e a minimizar o desperdício.
A tecnologia também desempenha um papel vital na evolução da formação neste setor. Com a chegada de ferramentas inovadoras, como o Airlight Pro, da L'Oréal Professionnel, um secador com uma tecnologia patenteada de luz infravermelha, a forma como os cabeleireiros cuidam dos cabelos está a mudar. As plataformas de formação online, como a L'Oréal Access, oferecem um acesso contínuo a cursos e conteúdos atualizados, permitindo que os cabeleireiros se mantenham a par das últimas tendências e técnicas. Este acesso democratizado à formação contribui para um setor mais informado e capaz de oferecer experiências personalizadas aos consumidores.
Enquanto a tecnologia avança, é fundamental que a formação mantenha um equilíbrio entre as técnicas tradicionais e as inovações que surgem. A base do conhecimento, que inclui a compreensão das características do cabelo e as técnicas de coloração e corte, continua a ser crucial. Este conhecimento permite que os cabeleireiros utilizem as novas ferramentas de forma eficaz, garantindo que a experiência do cliente seja não apenas moderna, mas também fundamentada em práticas sólidas. Os formadores desempenham um papel essencial neste processo, atuando como guias que ajudam os profissionais a navegar entre a tradição e a inovação, privilegiando sempre a formação contínua.
À medida que o setor da beleza continua a evoluir, a formação dos cabeleireiros será cada vez mais centrada na sustentabilidade e na tecnologia. A crescente exigência de práticas responsáveis e a necessidade de personalização nas experiências dos clientes exigem que os profissionais estejam equipados com as habilidades e os conhecimentos necessários para responder a essas exigências. Para aprofundar estas temáticas, conversámos com Cidália Ferreira, Education manager Kérastase & Shu Uemura Art of Hair; Nuno Dias, Education manager L’Oréal Professionnel e Redken e André Calado, Marketing Manager da L’Oréal.
Cidália Ferreira
Na sua opinião, quais serão as principais mudanças na formação dos cabeleireiros nos próximos anos e como é que essas mudanças podem impactar o trabalho e a criatividade no setor?
Estamos a viver mudanças muito grandes, sejam elas sociais, culturais ou tecnológicas, também porque estamos a passar por uma transformação gigante a nível tecnológico. Estas mudanças vão permitir aos cabeleireiros estar cada vez mais capacitados para poderem oferecer experiências personalizadas, experiências focadas cada vez mais no bem-estar do consumidor. Hoje a ida ao cabeleireiro tem que ser, sem dúvida, uma experiência. E os cabeleireiros têm que estar capacitados para oferecer estas transformações que estão a acontecer.
Como é que vê o equilíbrio entre a formação técnica tradicional e a incorporação de novas tendências e tecnologias, e qual é o papel dos formadores para facilitar essa transição?
Há muitas mudanças que estão a acontecer. No entanto, há algo que tem que ficar bem claro e bem sedimentado desde o início da formação de um cabeleiro, que é o conhecimento das técnicas básicas: o conhecimento profundo do cabelo e do couro cabeludo, o conhecimento das regras básicas de colorimetria e das técnicas de corte. Há coisas que são básicas e essas têm que se manter. Existem outras inovações muito úteis, como câmaras de diagnóstico que vêem com mais detalhe e profundidade as características do couro cabeludo para poderem fazer um aconselhamento mais preciso com base numa visualização mais detalhada das suas características. Sabemos que existem apps para fazer uma seleção e um melhor aconselhamento sobre a coloração. Claro que depois é necessária a mão humana, o conhecimento humano, para gerir e controlar se estas sugestões estão de acordo com a personalidade e as características das pessoas. A partir daqui, estas tecnologias permitem tornar as experiências do consumidor cada vez mais diferenciadoras e permitem também ao cabeleireiro sentir-se mais atualizado face ao mundo. Temos hoje tecnologias como secadores que valorizam e preservam a qualidade do cabelo. Todos estes fatores são muito importantes para elevar a qualidade daquilo que os cabeleireiros podem oferecer. O papel do formador aqui é ser um fio condutor para elevar, para ajudar, digamos que é um moderador de todas estas novas ferramentas.
Como é que o programa Hairstylist For The Future está a capacitar os cabeleireiros para adotarem práticas mais sustentáveis nos seus salões?
Já há algum tempo que estamos com este programa implementado nos cabeleiros. Primeiro, dá seguimento a uma matéria, que é o cabelo, que normalmente iria para o lixo, e que a maior parte das vezes é isso que acontece. Hoje, ao fazer esta recolha, permite dar outra utilidade, o que vai ajudar a tornar o nosso mundo melhor para as gerações vindouras. O facto de termos a Water Saver, que permite uma grande economia da água, é também um fator muito relevante. Há um outro compromisso que temos que é a nível de refils. Todas as nossas marcas têm produtos que têm capacidade de refil. Todos os anos estamos a lançar, a reformular, para que esta seja uma realidade cada vez maior. Ao falarmos todos os dias sobre isto, ao fazermos estes lançamentos, seja em utensílios, seja em produtos, também faz com que a comunidade fique mais comprometida. Vão adquirindo também outras práticas nos seus espaços, coisas às vezes mais pequenas, mas que podem ajudar a contribuir. Entendo que isto é uma coisa que é crescente, quanto mais se falar sobre isto, mais diferença fará, mas é preciso também ver os resultados, e é isso que nós estamos cada vez mais a sentir, o compromisso todo em tornarmos o mundo e o nosso planeta melhor.
Nuno Dias
Com as mudanças rápidas nas tendências e tecnologias de beleza, como é que a L'Oréal Professionnel está a adaptar os seus programas de educação para garantir que os cabeleireiros estão sempre atualizados e preparados?
Para nós, L’Oréal Professionnel, a evolução e a adaptação em todos os programas, sejam eles formativos, sejam eles com base a nível de tecnologia, é super importante. Para isso, temos, por um lado, formação contínua para os nossos profissionais, formação contínua também para as nossas equipas, para que elas estejam atualizadas e possam passar a melhor informação aos nossos clientes e aos nossos parceiros. Por outro lado, também trabalhamos com equipas internacionais ou com equipas de formação externas que nos vão aportar ainda mais conteúdo formativo, conteúdo esse que pode ser via tendências, pode ser a nível de business. Hoje em dia, estamos a apostar muito a nível da formação de gestão de apoio até para administração do próprio salão, administração de equipas, gestão das equipas, que é algo que para nós é super importante, e que pensámos que fazia falta no mercado haver um programa completo e um programa paralelo há formação que podemos dizer mais técnica.
Quais são as principais competências que os cabeleireiros do futuro devem desenvolver para se destacarem no mercado e como é que a L'Oréal Professionnel planeia apoiar essa evolução educacional nos próximos anos?
Para nós as principais valências que um profissional deve ter para se destacar, por um lado, é gerir e saber gerir o seu espaço. Estar atualizado com tudo o que é novas tecnologias de comunicação, novas tecnologias de gestão, paralelamente nos seus skills mais próprios, conseguir estar a par das últimas tendências, estar constantemente em evolução e constantemente à procura de tudo o que é inovação, de tudo o que são novas técnicas, novas tecnologias de produtos, e por outro lado, ainda, conseguir motivar as suas equipas e conseguir que elas também o acompanhem nessa evolução.
Na sua opinião, quais serão as principais mudanças na formação dos cabeleireiros nos próximos anos e como é que essas mudanças podem impactar o trabalho e a criatividade no setor?
Eu penso que as principais mudanças que nós vamos ter nos próximos anos, por um lado, é toda a parte de sustentabilidade, e aí o nosso programa Hairstylists For The Future é super importante, porque todos nós estamos a ser impactados pelas alterações climáticas e toda a problemática que estamos a viver nos dias de hoje com a alteração que está a acontecer no clima. Todos nós temos consciência e o cabeleireiro e a indústria profissional do cabeleireiro também deve ter essa consciência, se todos nós contribuirmos um pouco conseguimos com certeza melhorar. Este é um ponto super importante para o futuro. Outro ponto super importante também para o futuro é os profissionais estarem cada vez mais atualizados e terem consciência de que tudo o que são profissões, como a profissão de cabeleireiro, e outras, estão a evoluir, estão cada vez mais a atualizar-se, é super importante que as pessoas tenham essa consciência de que necessitamos de estar numa atualização permanente.
Como é que vê o equilíbrio entre a formação técnica tradicional e a incorporação de novas tendências e tecnologias e qual será o papel dos formadores para facilitar essa transição?
Tem que haver um equilíbrio entre tudo o que é novas tecnologias e novas tendências. Nós profissionais, e neste caso profissionais da educação, temos um papel super importante porque a indústria evolui de uma forma muito rápida e nós, por um lado, temos que ajudar o profissional a conseguir que acompanhe esta mesma evolução e isso só conseguimos através de estarmos também formados, estarmos a par das últimas tecnologias, conseguirmos passar aos nosso parceiros, neste caso, aos nossos clientes, essas mesmas novas tecnologias, e através de vários tipos de canais, sejam eles online, sejam eles offline, nas nossas academias, nos nossos espaços de formação. Aqui a parte online é super importante e temos neste caso o L’Oréal Access, que é a nossa plataforma de educação que está 24h por dia, 7 dias por semana, aberta e que permite a qualquer profissional, seja ou não seja cliente da L’Oréal, aceder e conseguir por um lado formar-se, e por outro lado também formar as suas equipas
Um dos pilares fundamentais da evolução na formação dos cabeleireiros é a sustentabilidade. O programa Hairstylists For The Future, da Divisão de Produtos Profissionais, insere-se dentro do projeto L'Oréal for the future, do grupo L'Oréal. Destaca-se como uma iniciativa que capacita os profissionais a implementar práticas mais ecológicas nos seus salões e foca-se em três áreas principais: água, resíduos e energia. O programa ensina os cabeleireiros a otimizar o uso dos recursos e a minimizar o desperdício.
A tecnologia também desempenha um papel vital na evolução da formação neste setor. Com a chegada de ferramentas inovadoras, como o Airlight Pro, da L'Oréal Professionnel, um secador com uma tecnologia patenteada de luz infravermelha, a forma como os cabeleireiros cuidam dos cabelos está a mudar. As plataformas de formação online, como a L'Oréal Access, oferecem um acesso contínuo a cursos e conteúdos atualizados, permitindo que os cabeleireiros se mantenham a par das últimas tendências e técnicas. Este acesso democratizado à formação contribui para um setor mais informado e capaz de oferecer experiências personalizadas aos consumidores.
Enquanto a tecnologia avança, é fundamental que a formação mantenha um equilíbrio entre as técnicas tradicionais e as inovações que surgem. A base do conhecimento, que inclui a compreensão das características do cabelo e as técnicas de coloração e corte, continua a ser crucial. Este conhecimento permite que os cabeleireiros utilizem as novas ferramentas de forma eficaz, garantindo que a experiência do cliente seja não apenas moderna, mas também fundamentada em práticas sólidas. Os formadores desempenham um papel essencial neste processo, atuando como guias que ajudam os profissionais a navegar entre a tradição e a inovação, privilegiando sempre a formação contínua.
À medida que o setor da beleza continua a evoluir, a formação dos cabeleireiros será cada vez mais centrada na sustentabilidade e na tecnologia. A crescente exigência de práticas responsáveis e a necessidade de personalização nas experiências dos clientes exigem que os profissionais estejam equipados com as habilidades e os conhecimentos necessários para responder a essas exigências. Para aprofundar estas temáticas, conversámos com Cidália Ferreira, Education manager Kérastase & Shu Uemura Art of Hair; Nuno Dias, Education manager L’Oréal Professionnel e Redken e André Calado, Marketing Manager da L’Oréal.
Cidália Ferreira
Na sua opinião, quais serão as principais mudanças na formação dos cabeleireiros nos próximos anos e como é que essas mudanças podem impactar o trabalho e a criatividade no setor?
Estamos a viver mudanças muito grandes, sejam elas sociais, culturais ou tecnológicas, também porque estamos a passar por uma transformação gigante a nível tecnológico. Estas mudanças vão permitir aos cabeleireiros estar cada vez mais capacitados para poderem oferecer experiências personalizadas, experiências focadas cada vez mais no bem-estar do consumidor. Hoje a ida ao cabeleireiro tem que ser, sem dúvida, uma experiência. E os cabeleireiros têm que estar capacitados para oferecer estas transformações que estão a acontecer.
Como é que vê o equilíbrio entre a formação técnica tradicional e a incorporação de novas tendências e tecnologias, e qual é o papel dos formadores para facilitar essa transição?
Há muitas mudanças que estão a acontecer. No entanto, há algo que tem que ficar bem claro e bem sedimentado desde o início da formação de um cabeleiro, que é o conhecimento das técnicas básicas: o conhecimento profundo do cabelo e do couro cabeludo, o conhecimento das regras básicas de colorimetria e das técnicas de corte. Há coisas que são básicas e essas têm que se manter. Existem outras inovações muito úteis, como câmaras de diagnóstico que vêem com mais detalhe e profundidade as características do couro cabeludo para poderem fazer um aconselhamento mais preciso com base numa visualização mais detalhada das suas características. Sabemos que existem apps para fazer uma seleção e um melhor aconselhamento sobre a coloração. Claro que depois é necessária a mão humana, o conhecimento humano, para gerir e controlar se estas sugestões estão de acordo com a personalidade e as características das pessoas. A partir daqui, estas tecnologias permitem tornar as experiências do consumidor cada vez mais diferenciadoras e permitem também ao cabeleireiro sentir-se mais atualizado face ao mundo. Temos hoje tecnologias como secadores que valorizam e preservam a qualidade do cabelo. Todos estes fatores são muito importantes para elevar a qualidade daquilo que os cabeleireiros podem oferecer. O papel do formador aqui é ser um fio condutor para elevar, para ajudar, digamos que é um moderador de todas estas novas ferramentas.
Como é que o programa Hairstylist For The Future está a capacitar os cabeleireiros para adotarem práticas mais sustentáveis nos seus salões?
Já há algum tempo que estamos com este programa implementado nos cabeleiros. Primeiro, dá seguimento a uma matéria, que é o cabelo, que normalmente iria para o lixo, e que a maior parte das vezes é isso que acontece. Hoje, ao fazer esta recolha, permite dar outra utilidade, o que vai ajudar a tornar o nosso mundo melhor para as gerações vindouras. O facto de termos a Water Saver, que permite uma grande economia da água, é também um fator muito relevante. Há um outro compromisso que temos que é a nível de refils. Todas as nossas marcas têm produtos que têm capacidade de refil. Todos os anos estamos a lançar, a reformular, para que esta seja uma realidade cada vez maior. Ao falarmos todos os dias sobre isto, ao fazermos estes lançamentos, seja em utensílios, seja em produtos, também faz com que a comunidade fique mais comprometida. Vão adquirindo também outras práticas nos seus espaços, coisas às vezes mais pequenas, mas que podem ajudar a contribuir. Entendo que isto é uma coisa que é crescente, quanto mais se falar sobre isto, mais diferença fará, mas é preciso também ver os resultados, e é isso que nós estamos cada vez mais a sentir, o compromisso todo em tornarmos o mundo e o nosso planeta melhor.
Nuno Dias
Com as mudanças rápidas nas tendências e tecnologias de beleza, como é que a L'Oréal Professionnel está a adaptar os seus programas de educação para garantir que os cabeleireiros estão sempre atualizados e preparados?
Para nós, L’Oréal Professionnel, a evolução e a adaptação em todos os programas, sejam eles formativos, sejam eles com base a nível de tecnologia, é super importante. Para isso, temos, por um lado, formação contínua para os nossos profissionais, formação contínua também para as nossas equipas, para que elas estejam atualizadas e possam passar a melhor informação aos nossos clientes e aos nossos parceiros. Por outro lado, também trabalhamos com equipas internacionais ou com equipas de formação externas que nos vão aportar ainda mais conteúdo formativo, conteúdo esse que pode ser via tendências, pode ser a nível de business. Hoje em dia, estamos a apostar muito a nível da formação de gestão de apoio até para administração do próprio salão, administração de equipas, gestão das equipas, que é algo que para nós é super importante, e que pensámos que fazia falta no mercado haver um programa completo e um programa paralelo há formação que podemos dizer mais técnica.
Quais são as principais competências que os cabeleireiros do futuro devem desenvolver para se destacarem no mercado e como é que a L'Oréal Professionnel planeia apoiar essa evolução educacional nos próximos anos?
Para nós as principais valências que um profissional deve ter para se destacar, por um lado, é gerir e saber gerir o seu espaço. Estar atualizado com tudo o que é novas tecnologias de comunicação, novas tecnologias de gestão, paralelamente nos seus skills mais próprios, conseguir estar a par das últimas tendências, estar constantemente em evolução e constantemente à procura de tudo o que é inovação, de tudo o que são novas técnicas, novas tecnologias de produtos, e por outro lado, ainda, conseguir motivar as suas equipas e conseguir que elas também o acompanhem nessa evolução.
Na sua opinião, quais serão as principais mudanças na formação dos cabeleireiros nos próximos anos e como é que essas mudanças podem impactar o trabalho e a criatividade no setor?
Eu penso que as principais mudanças que nós vamos ter nos próximos anos, por um lado, é toda a parte de sustentabilidade, e aí o nosso programa Hairstylists For The Future é super importante, porque todos nós estamos a ser impactados pelas alterações climáticas e toda a problemática que estamos a viver nos dias de hoje com a alteração que está a acontecer no clima. Todos nós temos consciência e o cabeleireiro e a indústria profissional do cabeleireiro também deve ter essa consciência, se todos nós contribuirmos um pouco conseguimos com certeza melhorar. Este é um ponto super importante para o futuro. Outro ponto super importante também para o futuro é os profissionais estarem cada vez mais atualizados e terem consciência de que tudo o que são profissões, como a profissão de cabeleireiro, e outras, estão a evoluir, estão cada vez mais a atualizar-se, é super importante que as pessoas tenham essa consciência de que necessitamos de estar numa atualização permanente.
Como é que vê o equilíbrio entre a formação técnica tradicional e a incorporação de novas tendências e tecnologias e qual será o papel dos formadores para facilitar essa transição?
Tem que haver um equilíbrio entre tudo o que é novas tecnologias e novas tendências. Nós profissionais, e neste caso profissionais da educação, temos um papel super importante porque a indústria evolui de uma forma muito rápida e nós, por um lado, temos que ajudar o profissional a conseguir que acompanhe esta mesma evolução e isso só conseguimos através de estarmos também formados, estarmos a par das últimas tecnologias, conseguirmos passar aos nosso parceiros, neste caso, aos nossos clientes, essas mesmas novas tecnologias, e através de vários tipos de canais, sejam eles online, sejam eles offline, nas nossas academias, nos nossos espaços de formação. Aqui a parte online é super importante e temos neste caso o L’Oréal Access, que é a nossa plataforma de educação que está 24h por dia, 7 dias por semana, aberta e que permite a qualquer profissional, seja ou não seja cliente da L’Oréal, aceder e conseguir por um lado formar-se, e por outro lado também formar as suas equipas
André Calado
Como é que a L'Oréal pretende integrar a sustentabilidade e a inovação tecnológica nos seus programas de formação para ajudar os cabeleireiros a adotarem práticas mais sustentáveis e eficientes nos seus salões?
A Divisão de Produtos Profissionais veio trazer a primeira academia de formação de negócios, a L’Oréal Business Academy, que acabámos de revelar e apresentar também aqui em Gran Canária na Hair Pro Revolution 2024. Dentro das cinco temáticas que atuamos junto dos cabeleireiros, uma das temáticas é a sustentabilidade, ou seja, falamos de todas as nossas soluções que dispomos, os três pilares em que atuamos: água, resíduos e energia. É assim que tentamos capacitar e envolver os cabeleireiros para que sejam também atores responsáveis na sustentabilidade, no seu dia-a-dia dentro do salão, e também fora, obviamente.
Na sua opinião, quais serão as principais mudanças na formação dos cabeleireiros nos próximos anos e como é que essas mudanças podem impactar o trabalho e a criatividade no setor?
Com esta acessibilidade imediata, cada vez maior por causa dos meios digitais dos profissionais, a verdade é que as coleções têm cada vez menos relevância, porque estão muito acessíveis e a nivel mundial os cabeleireiros podem aceder a qualquer tendência. Ganha mais relevância as técnicas, ou seja, cada vez mais, vemos uma maior procura pela técnica dos profissionais a nivel mundial. Querem aprender uma forma diferente de fazer cor, de fazer corte, evoluir na sua profissão através da técnica que depois utilizam no salão e facilitam o serviço junto do seu consumidor. Para além disso, formações cada vez mais educacionais e com maior entretenimento, por assim dizer, que envolvam mais a hands on do profissional e que não sejam tão teóricas. Porque a verdade é que passados tantos anos de dar formação e de capacitar os profissionais, eles exigem mais de nós e obviamente nós temos que encontrar novas soluções para chegar aos profissionais e conseguir seduzi-los para conseguimos seguir juntos e continuar a aprender juntos.
Como é que o programa Hairstylist For The Future está a capacitar os cabeleireiros para adotarem práticas mais sustentáveis nos seus salões?
Hairstylists For The Future é o programa de sustentabilidade da divisão de produtos profissionais da L’Oréal, assenta dentro do projeto global L’Oréal For The Future do grupo L'Oréal. Dentro da divisão, assenta em três pilares: água, como é que conseguimos reduzir o consumo de água, tendo uma solução que é o Water Saver, que consegue entregar dentro do salão uma poupança de água de até 69%. Em relação à energia, como é que os salões conseguem converter para garantir que utilizam 100% da sua energia verde, ou seja, de fontes sustentáveis e de energias renováveis. Resíduos, como é que conseguem reciclar ao máximo os resíduos que consomem no seu salão de cabeleireiro, focando na matéria prima para a qual trabalhamos todos os dias, o cabelo. Temos uma parceria com a Clic Recycle, que é uma start up de Barcelona, que permite aos cabeleireiros que todo o cabelo que é cortado, em vez de ser deitado ao lixo e emitir depois, quando é incinerado, emissões de Co2, damos-lhe uma segunda vida, seja para mantilhas de agricultura ou para o derrame de óleo nos oceanos, porque o cabelo é o melhor material para absorver.
Quais têm sido os resultados mais significativos do uso de tecnologias como o L'Oréal Professional Water Saver na redução do consumo de água nos salões? Como espera expandir essa iniciativa globalmente?
Falando da Water Saver, desde o lançamento há dois anos que nós já conseguimos poupar em água 22,5 milhões de litros, só apenas em Portugal, ou seja, é o equivalente a nove piscinas olímpicas, o que nos permite também sensibilizar os outros profissionais a garantir que também são atores sustentáveis e aderem também, os que ainda não aderiram. É uma garantia de que fazem a transição, porque para além da poupança de água a verdade é que o cabeleireiro sente uma poupança na fatura mensal da energia pela utilização de todo o sistema no salão. Para além disso, em Clic Recycle, na reciclagem de cabelo, já conseguimos reciclar 100kg em Portugal, o que equivale a evitar uma emissão de 450kg de Co2. Com os dois projetos estamos a conseguir trazer resultados muito significativos. Nós, Divisão Produtos Profissionais, simplesmente apresentamos soluções aos cabeleireiros, sendo os próprios os responsáveis e os principais atores. Porque a verdade é que a poupança e a transformação ocorrem nos seus próprios salões diariamente, e quanto mais parceiros tivermos a abrangerem estas soluções, melhor. Todos nós estamos a contribuir para que o mundo seja mais sustentável e, assim, garantir que o amanhã será melhor que hoje. É um pouco por aí, sensibilizar sobre qual o contributo diário que os cabeleireiros podem fazer e garantir que também eles são atores sustentáveis na mudança para um dia-a-dia mais sustentável no seu salão e um salão mais verde.
Em relação ao lançamento do AirLight Pro, como é que esta tecnologia de luz infravermelha e o design inovador estão a transformar a forma como os cabeleireiros profissionais e consumidores cuidam dos seus cabelos e quais são os benefícios mais evidentes em comparação aos secadores tradicionais?
AirLight Pro, da L'Oréal Professionnel, a grande diferenciação é ter sido codesenvolvido por profissionais. O foco foi: como é que nós conseguimos ouvir todas as necessidades essenciais do que seria o secador ideal para um cabeleireiro, para um profissional, no seu uso intensivo do dia-a-dia e consoante essas necessidades codesenvolvemos com os profissionais o AirLight Pro. AirLight Pro vem com a grande revolução de utilizar, em vez de uma fonte tradicional de energia, que é a resistência elétrica, que todos os secadores utilizam, utiliza uma luz de infravermelhos, ou seja, replica uma evaporação da água como se o cabelo estivesse ao ar livre, como se a secagem fosse natural. Isto garante que não há danos adicionais ao cabelo da consumidora, colocando a consumidora como primeiro plano e o cuidado do cabelo como primeiro plano e isso é essencial para o profissional. Também consegue ser mais rápido na secagem do que o tradicional. Para além disso sabemos que um dos grandes desafios de um secador profissional é a durabilidade, e até em termos sustentáveis como é que conseguimos reduzir a substituição de um aparelho, o AirLight Pro vem com a durabilidade de dez anos, ou seja, garante que o profissional, em ambiente profissional, consegue ter e utilizar a AirLight Pro durante dez anos. Vem também com um ruído muito mais confortável que a média do mercado, de 76 decibéis, proporcionando também uma melhor experiência no salão para os consumidores. Vem também com uma das maiores potências do mercado, até 2040 quilowatts. É um secador, se bem que não o devemos chamar assim, devemos chamar de AirLight Pro, porque vem revolucionar o mercado. Traz também uma aplicação em que o profissional pode personalizar a temperatura e a velocidade da secagem consoante o cabelo da consumidora que está na sua cadeira, podendo até guardar esse modo e depois, na seguinte visita da consumidora, utilizar o mesmo modo. É um secador que vem revolucionar o mercado dos secadores. AirLight Pro vem entregar uma solução mais adaptada ao profissional tendo na base as suas necessidades e, claro, cuidando cada vez mais do cabelo da consumidora, também para garantir que preserva a sua saúde capilar e garante a sua hidratação, graças à luz infravermelha.
O AirLight Pro foi projetado com foco na sustentabilidade, reduzindo o consumo de energia em até 14%. Como é que esta inovação se alinha com os objetivos mais amplos da L'Oréal de promover uma beleza mais sustentável?
AirLight Pro vem como uma das soluções que assenta também num dos pilares que nós trabalhamos em Hairstylists For The Future, o projeto de sustentabilidade da Divisão de Produtos Profissionais, mais concretamente na energia. Temos o Water Saver para poupar água, temos o Clic Recycle para reciclar todo o cabelo que é desperdiçado nos salões e evitar a emissão de Co2 e temos então a energia, para além do salão poder adotar fontes de energia renováveis com um dos nossos parceiros que é a Gold Energy, pode agora, com uma ferramenta como o AirLight Pro, promover uma redução de energia diária de menos 14% da energia para garantir também que durante o mês, para além da parte benéfica que traz ao planeta, traz também uma poupança de fatura de energia ao fim do mês, que obviamente o cabeleireiro também valoriza. Tendo em conta todas as necessidades e atualidades em que vivemos é essencial também contribuirmos e ajudarmos de alguma forma.
Como é que espera que este produto impacte o setor de cabelos globalmente?
Quando lançámos a SteamPod, viemos revolucionar o mercado das placas de alisar trazendo uma placa que não tinha comparação, pela sua tecnologia patenteada e inovadora do vapor, e hoje é uma love brand, amada pelos profissionais e desejada pelos consumidores. Não temos dúvidas de que o AirLight Pro vem fazer isso mesmo para o mercado de secadores, vem revolucionar o mercado, trazendo uma tecnologia patenteada, a luz infravermelha, que permite garantir a hidratação do cabelo do consumidor, reduzir 14% da energia e ainda replicar a secagem natural, que é o fulcral para a consumidora, conseguimos trazer uma solução que não traz danos adicionais ao cabelo. Chega em janeiro de 2025 ao mercado. Já estamos a partilhar com os profissionais para que possam testar, ver nas suas mãos e testemunhar por si mesmos a revolução que vem aí. O feedback tem sido incrível, felizmente, e acreditamos que vai mesmo revolucionar o mercado e ajudar a que o profissional consiga trabalhar melhor, mais rápido e com uma ferramenta que, no futuro, vai criar um novo segmento no mercado de secadores, que é o AirLight Pro.