Cristina Ferreira



A Beautyland entrevistou a mulher do momento. Poucas pessoas têm construído um percurso tão consistente como Cristina Ferreira. Símbolo do empreendedorismo e feminismo em Portugal, Cristina é o resultado de muito esforço, dedicação e, acima de tudo, muita alma.

Conheça melhor a apresentadora, empresária, mãe. Conheça melhor a Cristina.


Iniciamos esta conversa com uma viagem no tempo até ao início do milénio. Como é que uma professora de História chega ao pequeno ecrã e se transforma na referência de comunicação que conhecemos hoje?
Eu quis ser professora, porque era o sonho da minha mãe. Um sonho que ela não conseguiu concretizar. Fui professora de História durante dois anos. Foi uma experiência fantástica. As salas de aula e os miúdos foram o meu primeiro palco e a minha primeira plateia. Foi um treino. Um ensaio geral para o que a vida me reservava. Entretanto, tirei o curso de comunicação social e frequentei uma formação especial para apresentadores, dirigida pelo Emídio Rangel. Tive a Júlia e o Manuel Luís Goucha como professores. Estagiei três meses na RTP e logo de seguida tive a minha estreia na TVI com os diretos do Big Brother. A partir daí fui construindo, a pulso, o meu trajeto profissional.




“Você na TV” foi a sua rampa de lançamento. O que sentiu ao fazer parte de um programa com transmissão em direto e ao lado de uma enorme figura da televisão portuguesa como é o caso de Manuel Luís Goucha?
O “Você na TV” foi um desafio que encarei sempre com muita responsabilidade, para mais, porque ia apresentar um programa da manhã com Manuel Luís Goucha. O Manuel era a minha referência. Aquela era a minha grande oportunidade e trabalhei afincadamente para ganhar o meu espaço ao lado do “senhor televisão”. A pessoa que eu vi durante anos através da televisão, estava agora a meu lado. Juntos. Num projeto comum.




O mediatismo da sua profissão acaba por deixá-la mais exposta. É vista, diariamente, por milhões de portugueses e seguida nas redes sociais por muitos outros. Já foi eleita, inúmeras vezes, a mulher mais influente do país. O que é que isto significa para si?
Estas distinções só me acrescentam responsabilidade. Nestes momentos relembramos o trabalho que deu chegar aqui. O reconhecimento é importante, num percurso que já leva mais de 15 anos. Tudo parece fácil, mas saiu-me e sai-me do pelo cada projeto, cada minuto em televisão. Durante muitos anos, tentei desvalorizar esta questão. A forma que encontrei, inconscientemente, para não sentir o peso da profissão e da exposição. Mas é um peso. O peso da responsabilidade, porque o que dizes e fazes, e a comunicação é a minha área, tem impacto nos outros.





 

Já vimos a Cristina com diferentes looks. É uma mulher que gosta de mudar de visual ou é algo que acaba por fazer parte da sua profissão?
A minha primeira grande mudança foi aos 18. Tinha o cabelo comprido e cortei-o mesmo curto, a ponto de não me reconhecerem na festa da aldeia. Acho que lhe ganhei o gosto. De vez em quando, preciso de uma nova imagem no espelho, como se nascesse uma nova personalidade para um novo desafio. A profissão também exige cuidados com a imagem, mas o gosto pela moda e por arriscar, sem medos, vem muito de mim. Sempre fui irreverente e gosto de me expressar através da minha imagem.



 
Que cuidados/e ou serviços de beleza e bem-estar fazem parte da sua rotina diária?
Limpeza de pele, cremes diários com fator de proteção e vou ao ginásio com bastante frequência. Como me maquilho todos os dias, os principais cuidados têm mesmo de acontecer no rosto.




O que mais valoriza num produto e/ou serviço de cosmética?
A eficácia na minha pele e no meu corpo. Os produtos resultam de maneira diferente em cada pessoa. O que pode resultar para mim, pode não resultar para outra pessoa.



 
Sabemos que, muitas vezes, os profissionais de beleza e bem-estar acabam por desempenhar um papel muito importante na vida dos seus clientes. É o seu caso? Como descreveria a sua relação com a equipa de profissionais que a acompanha?
Sim, a minha equipa é muito importante para mim. Estão sempre comigo. É na equipa que eu escolhi que confio a minha imagem e para isso acontecer tem que haver uma boa relação, admiração, cumplicidade e confiança.



 
Para além de ser um sucesso na TV, a Cristina é também um sucesso no mundo dos negócios. Uma das suas marcas é a “Cristina Vernigel”, uma marca bem conhecida no mercado profissional de unhas. O que a levou a enveredar por esta área de negócio?
É um tipo de produto que apaixona as mulheres e torna-se estimulante poder desenvolver uma marca e um negócio com uma parte relacional tão forte. Fazia sentido. Surgiu a oportunidade. E aconteceu.



 
O que é que esta marca revela sobre si?
A excentricidade. O gosto por moda, pela beleza. São as minhas cores que podem encontrar nos produtos Cristina Vernigel. Eu estou ali, a cada coleção, nas mãos de quem usa os meus produtos.



 
Quais foram os maiores desafios/e ou aprendizagens desde que entrou no mundo empresarial da beleza profissional?
Perceber os diferentes produtos e as necessidades do mercado. Queremos inovação, queremos qualidade. Isso só se consegue com muito trabalho e, claro, com os parceiros certos que tive a sorte de encontrar.



 
Há quem diga que “onde a Cristina toca, transforma-se em ouro”. “Cristina Vernigel” é a prova disso mesmo já que faz parte do top de vendas entre muitos profissionais. Quais os ingredientes do sucesso desta marca?
Verdade, autenticidade, qualidade e oferta.



 
Para além da “Cristina Vernigel”, o mercado profissional de beleza pode esperar mais novidades assinadas por si? Se sim, em que outras áreas gostaria de apostar?
Ainda tenho muitos sonhos por cumprir. Não consigo estar parada. Estou sempre a pensar no próximo projeto, mas será no mercado de beleza? ;)



 
De que forma a comunicação pode ser utilizada nesta área para impulsionar o negócio?
A comunicação está em tudo. Este negócio não é exceção. As cores que uso são sempre as mais solicitadas, e todo o trabalho de redes sociais é importante para dar a conhecer os produtos e as várias aplicações.


 
A Beautyland é uma plataforma digital de beleza para profissionais, contando também com duas revistas ao ano. Considera que este tipo de veículo de comunicação poderá fazer a diferença nesta área de negócio?
Sim. Todo o tipo de comunicação adaptada ao seu público-alvo é sempre um bom trunfo. Esta plataforma digital é ideal e completa para os profissionais que trabalham nesta área.



 
Apresentadora de TV, empreendedora, influencer, mãe… Cristina Ferreira é, verdadeiramente a mulher dos sete ofícios. No meio de tantas “Cristinas”, a pergunta que se impõe: quem é a Cristina Ferreira?
Sou eu. A Cristina. Só Cristina para a família. A Cristina que muito poucos conhecem. E sou também a Cristina Ferreira, a da televisão, a da excentricidade, a dos sonhos. A pessoa que fez. A pessoa que faz, que sonha e nunca desiste.


 


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