Eugenio Rodriguez não é o típico ‘coração de pedra’
por
Imaginem alguém, que adora cultivar na horta, tem um fraquinho pela cozinha, não vive sem o olhar de um cão e é presidente de um dos principais Grupos de referência no mercado da estética e bem-estar. O nome dele é Eugenio Rodriguez e, como já deu para perceber, não é o típico empresário ‘coração de pedra’.
A resiliência, o humor e a sensibilidade de Eugenio Rodriguez são alguns dos elementos da história de 28 anos que levou o Grupo SLYou a atingir a dimensão que tem atualmente. “Hoje reunimos mais de uma dúzia de empresas, sendo nove em Portugal, sete das quais estão especializadas na estética, medicina estética, prestação de serviços e alugueres, fitness, franchising, spa e escola. Além de uma sociedade imobiliária, temos ainda várias sociedades em quatro países”, afirma o responsável à Beautyland.
Segundo Eugenio Rodriguez, o Grupo SLYou nasceu com um ADN muito marcado e com uma identidade invulgar. “Temos alma criativa, inquieta, perspetivas diferentes de ver os negócios, em permanente mutação, com uma dose de stress e, de forma vertiginosa, tem-nos levado a ser criadores de tendências e modelos de negócios inovadores”, explica.
IR MAIS ALÉM
A Sweet Line You, empresa do Grupo SLYou, é a única que consegue o feito de ter as maiores representações a nível mundial. “Assim acontece e não deixa de ser um facto surpreendente e inédito, já que na Europa e talvez a nível mundial, desconheço que algum distribuidor do sector da estética tenha conseguido reunir as marcas nº 1 e de maior relevância como no caso da SLYou”, afirma Eugenio Rodriguez. “Inclusive, o ano passado foi um record ao sermos nomeados distribuidores exclusivos da Indiba, Storz e Germaine de Capuccini a somar à LPG, Ballancer, Toskani e Cocoon, para referir algumas que lideram os mercados internacionais”, acrescenta.
Para cativar clientes, o Grupo SLYou disponibiliza as tecnologias mais avançadas, propondo as opções certas em cada caso e, especialmente, colaborando para que cada investimento realizado seja o mais rentável. Para isso, importa a formação e todo o apoio pós-venda até ao mais ínfimo pormenor. Para atrair novos clientes, cada projeto ou área de negócio tem um responsável e um staff que, apoiado pelo Departamento de Marketing e Design, implementa no mercado a comunicação aplicada em todas as novas tecnologias.
A resiliência, o humor e a sensibilidade de Eugenio Rodriguez são alguns dos elementos da história de 28 anos que levou o Grupo SLYou a atingir a dimensão que tem atualmente. “Hoje reunimos mais de uma dúzia de empresas, sendo nove em Portugal, sete das quais estão especializadas na estética, medicina estética, prestação de serviços e alugueres, fitness, franchising, spa e escola. Além de uma sociedade imobiliária, temos ainda várias sociedades em quatro países”, afirma o responsável à Beautyland.
Segundo Eugenio Rodriguez, o Grupo SLYou nasceu com um ADN muito marcado e com uma identidade invulgar. “Temos alma criativa, inquieta, perspetivas diferentes de ver os negócios, em permanente mutação, com uma dose de stress e, de forma vertiginosa, tem-nos levado a ser criadores de tendências e modelos de negócios inovadores”, explica.
IR MAIS ALÉM
A Sweet Line You, empresa do Grupo SLYou, é a única que consegue o feito de ter as maiores representações a nível mundial. “Assim acontece e não deixa de ser um facto surpreendente e inédito, já que na Europa e talvez a nível mundial, desconheço que algum distribuidor do sector da estética tenha conseguido reunir as marcas nº 1 e de maior relevância como no caso da SLYou”, afirma Eugenio Rodriguez. “Inclusive, o ano passado foi um record ao sermos nomeados distribuidores exclusivos da Indiba, Storz e Germaine de Capuccini a somar à LPG, Ballancer, Toskani e Cocoon, para referir algumas que lideram os mercados internacionais”, acrescenta.
Para cativar clientes, o Grupo SLYou disponibiliza as tecnologias mais avançadas, propondo as opções certas em cada caso e, especialmente, colaborando para que cada investimento realizado seja o mais rentável. Para isso, importa a formação e todo o apoio pós-venda até ao mais ínfimo pormenor. Para atrair novos clientes, cada projeto ou área de negócio tem um responsável e um staff que, apoiado pelo Departamento de Marketing e Design, implementa no mercado a comunicação aplicada em todas as novas tecnologias.
A estética é uma arte, igual à pintura, à música.
De acordo com Eugenio Rodriguez, a alma do negócio é “conseguir sempre ir mais além! Esse “mais além” engloba persistência, precisão, antecipação, criatividade, originalidade e autenticidade, mas, especialmente, ir mais além daquilo que o mercado, a concorrência e os clientes esperam”, revela. E acrescenta: “Se há algo que se assemelhe ao sucesso é que o próximo projeto seja um êxito e sempre haverá um próximo! Não acredito no sucesso como algo prolongado. O fracasso também faz parte do êxito. Acredito no trabalho, na perseverança e em criar oportunidades”.
MUNDO DAS EMOÇÕES
Os maiores desafios que Eugenio Rodriguez ultrapassou até agora contaram com o apoio de muitos colaboradores. Falar em colaboradores, aliás, é matéria com uma envolvente muito particular. “Sem dúvida que os clientes são o mais importante para a nossa empresa, existimos devido a eles! Agora o tema ‘colaboradores’ leva-me ao ”mundo das emoções e das sensações”, partilha o empresário.
Com perto de 120 colaboradores, mais de 100 do sexo feminino, o Grupo SLYou merece uma distinção já que rompe com toda a estatística de contratação feminina. “Os colaboradores que tenho, muitos há mais de meia vida da empresa, são o prolongamento da minha família. É com quem passo mais horas diariamente. Presenteiam-me com o respeito, o carinho e até a preocupação por mim. Isso faz-me muito feliz e, depois de tantos anos, é a melhor recompensa que jamais contaria ter”, revela Eugenio Rodriguez.
ESTÉTICA É ARTE
Para Eugenio Rodriguez a estética é “uma arte, igual à pintura, à música”. À margem da tecnologia, a estética “é criatividade, é sensibilidade, é analisar o corpo, o rosto e, em incrível subtileza, restituir e salientar ou encobrir, como se de um escultor se tratasse, à procura do belo para essa pessoa gostar mais de si, contribuir para a sua felicidade”.
Depois desta descrição, não é fácil dar um conselho para quem quer ter uma carreira no setor da estética. Ainda assim, o presidente do Grupo SLYou sublinha “sentir vocação, ter sensibilidade do belo, da estética”.
NOVOS PROJETOS
Neste momento, o Grupo SLYou ainda está a consolidar os dois últimos projetos que iniciou, a abertura das Escolas em Lisboa, Porto e Braga; e o projeto Depilemotion® e Beauty Rent®, dedicados ao aluguer de equipamentos com mais de 650 centros como utilizadores.
O Grupo tem também novos projetos a serem preparados que Eugenio Rodriguez ainda não pode revelar. “O que posso adiantar é que o Grupo SLYou cresce, entrando noutras áreas de negócios, como é o setor das energias renováveis e poupança energética, dentro do âmbito de contribuir para a melhoria do ambiente”, avança o responsável.
A título pessoal e em tom de brincadeira, o presidente do Grupo SLYou adianta ainda que pretende também “tirar o Master em entender melhor as pessoas, compreender num simples olhar as qualidades, os sonhos, medos e, sobretudo, o que cada um tem de bom”. Um objetivo assim só prova que este não é o típico empresário ‘coração de pedra’, mas uma inspiração para o mundo dos negócios.