Stetical Business



Sandra Sousa, um dos rostos da empresa Stetical Business, falou com a Beautyland sobre o seu percurso profissional e sobre o recente espaço inaugurado no passado dia 1 de março, que alberga dois projetos: a Stetical Business, iniciada em 2015, e a Artéria Futura, empresa relacionada com agenciamento de artistas. Com vinte anos de experiência nesta área, a Diretora Executiva da Stetical Business procura, em conjunto com a sua equipa, formar profissionais para serem os melhores, como também deseja crescer e inovar todos os dias.




Sabemos que antes de abraçar este novo projeto esteve ligada a outros grandes Grupos nesta mesma área. Como caracteriza esse percurso e como isso se reflete hoje no seu trabalho?
O facto de estar ligada a esta área há quase 20 anos, mesmo sendo formada em Comunicação, faz-me analisar permanentemente a constante evolução deste mercado. Digo isto imensas vezes, sou uma felizarda por me ter cruzado sempre com pessoas que me ajudaram a chegar onde estou hoje. Este crescimento pessoal e de equipa só existe pelo percurso que fiz. Umas experiências de uma forma mais “autodidata”, noutras com maior intervenção de terceiros, todas elas me fizeram evoluir e definir onde queria estar a médio e a longo prazo, quase como um empurrão, mas de forma muito consciente.

A Sandra é uma pessoa dinâmica, visionária e com um sentido crítico. Isso são qualidades importantes para o trabalho que faz na Stetical Business?
Creio serem caraterísticas importantes para tudo, tanto na vertente profissional como pessoal. Sou muito crítica acima de tudo comigo, e isso faz-me equacionar todas as hipóteses e ponderar muito bem todos os passos que dou. A idade e a experiência têm-me apurado o espírito crítico.




A Beautyland esteve presente na inauguração do novo espaço, o qual considerámos um espaço fantástico. Quais as perspetivas que a Sandra Sousa tem para o novo espaço e quais as mais-valias dos dois projetos que o espaço envolve?
Em 3 anos esta é a 3ª mudança de espaço. Não que sejamos nómadas, mas o crescimento da empresa trouxe-nos aqui. A aposta dos nossos clientes em nós em consonância com o trabalho desenvolvido pela equipa fantástica que somos, era inevitável esta mais recente mudança. Com o crescimento dos projetos pelos quais enveredamos, não era exequível se não o fizéssemos.
A Artéria Futura – Produção de Espetáculos e Agenciamento de Artistas, é uma consequência da nossa vontade de fazer mais e melhor, e diversificar, não estivéssemos nós inseridos no Grupo em que estamos. A Stetical Business e a Artéria Futura são duas empresas do Grupo Cafe, que é uma das maiores empresas de construção do país. Ora, se pensarmos, a diversidade de oferta aumenta exponencialmente. É estarmos no sítio certo à hora certa, e aí surgem as pessoas ideais para os projetos, afinal “O nosso Segredo são as pessoas”.




Sabemos que o vosso foco são as pessoas e valorizam as relações com os parceiros/clientes, como é que isso se reflete no Grupo e nos serviços que o Grupo proporciona?
Este slogan surgiu de uma questão que nos colocamos sistematicamente, de que são feitas as empresas? De pessoas! Pessoas essas que representam aquilo que as empresas são. E na verdade as entidades patronais tendem a não as valorizar e daí a rotatividade, não só nesta nossa área mas em todas. Em suma, esta nossa afirmação cresceu de dentro para fora, adoro a minha equipa e cada elemento que a vem integrando vem sendo assimilado e aculturado ao que somos. Há quem nos apelide de “seita”, e não encaro no sentido depreciativo, pois percebo que quem não faz parte deste núcleo não entenda a nossa “não rotatividade”. Parece estranho, mas é uma coisa inata. E isso depois estende-se aos nossos parceiros, aos nossos fornecedores, e fundamentalmente aos nossos clientes.

Um dos pilares da Stetical Business é a valorização da formação. Como aplicam e/ou como é visível esta importância dentro do grupo e dos serviços que oferecem?
Mais do que a formação, valorizamos a informação. Acima de tudo precisamos de informar para formar. Temos uma equipa de formação excecional que, acima de tudo, têm formação de grandes marcas internacionais e a par com aquilo que são pessoalmente, lhes permitiu assimilar e analisar para aplicar de uma forma muito própria e verdadeira. Isto permitiu que os nossos dois pilares da formação, a Susana Vilhena e a Ariana Fonseca, sejam uma referência para quem está nesta área e tivessem sido convidadas para formadoras internacionais de uma marca que muito nos orgulhamos de representar, a Mantis. Sem bons colaboradores as empresas não existem com sucesso.

Tendo em conta a era digital em que vivemos, como se adapta às inovações e como prepara os seus colaboradores para as constantes mudanças?
O mercado da estética, saúde em bem-estar, está em constante evolução, maioritariamente tecnológica, e o nosso departamento técnico a par com o departamento de formação investe muito tempo e dedicação nas melhorias tecnológicas da nossa aparatologia. Chama-se evolução. No que respeita a todas as soluções digitais, como somos uma equipa muito jovem somos “escravos” de tudo o que é digital, assim a preparação está feita, faz parte do nosso dia-a-dia, é uma ferramenta que nos facilita a rotina. Digamos que é voluntariamente imposta.




Falando dos colaboradores, o grupo Stetical Business é composto por colaboradores que a acompanham desde outros projetos em que esteve envolvida. Toda a vasta experiência que eles possuem faz a diferença para o funcionamento dinâmico do grupo?
Este projeto é composto por um conjunto de pessoas que trabalham juntas há muito tempo, com personalidades profissionais muito diferentes, mas que se conjugam na perfeição. Há um respeito enorme pelo que cada um traz para a equipa. Sem esta diversidade este projeto não existia. A Stetical Business nasceu nas nossas cabeças já faz algum tempo, foi maturado e transposto para a realidade há 3 anos. Dizemos isto muitas vezes, somos um projeto novo com gente muito madura e que se conhece muito bem. A Stetical Business é a Laura, a nossa assistente que tem uma paciência gigante para nos aturar com toda a tranquilidade que a carateriza; é a Susana com o seu feitio impulsivo de quem quer evoluir e aprender sofregamente para poder formar todos os dias bons profissionais; é a Ariana com toda a sua calma e cabeça genial, que caiu nesta área por acaso mas que a adotou (e foi adotada) como se tivesse nascido nela e que todos os dias transmite o seu know how; é o Pedro Nuno que com toda a sua casmurrice faz de qualquer situação técnica um mal menor; são todos os nossos comerciais (Marina, Andreia, Ana, Sandra, Emanuel e Graça) filhos deste nosso ideal e que levam aos nossos clientes a nossa essência e a concretização de sonhos; é a Ângela que passa para a esfera visual aquilo que queremos transmitir sem usar palavras; é a Nádia que nos permite ter todos os devaneios possíveis com um sorriso nos lábios e com o seu ar jovem de quem consegue e pode tudo, e finalmente, sou eu que apenas tenho de os conseguir direcionar de forma assertiva, visando o cumprimento de um objetivo essencial, sermos melhores todos os dias para beneficio de quem nos escolhe!

Esta equipa fabulosa que nos permite ser sem limitações, e permanentemente, a solução mais acertada e desformatada, para os sonhos de quem por nós opta.

O grupo fornece vários serviços desde a venda de equipamentos de estéticas/médicos a serviços como marketing e comunicação, aconselhamento na procura e criação de um espaço e, também, criação de projetos inovadores e modernos como a mais recente através da Artéria Futura. Gostava de explicar um pouco melhor o conceito que procuram implementar?
Queremos ser “a” solução e “a” concretização assertiva de quem quer investir, mas que por vezes, e com toda a oferta disponível no mercado, e com a azáfama constante que um novo projeto acarreta, não consegue dividir-se. Nós conseguimos proporcionar todas as soluções desde a aquisição de um equipamento, à montagem de um espaço de raiz, à escolha e compra do imóvel, à assessoria e consultoria, à gestão de redes sociais, à produção de eventos e gestão de carreiras. Tudo isto por termos os profissionais que connosco colaboram direcionados e especializados em todas estas áreas. Gosto e fomento o termo parcerias, e isso ajuda-nos a ter um leque de ofertas muito diversificado. Não temos de saber fazer tudo, mas podemos rodear-nos de quem nos permita poder fazer mais e melhor.

Que opinião tem da Beautyland e se acredita que poderá trazer mais-valias aos profissionais e às marcas? 
Temos de sair dos formatos tradicionais, e sei que o projeto Beautyland pode ser uma preciosa ajuda/ferramenta para quem está nesta área. Temos muitos aspetos em comum e isso permite-nos encarar-vos como parceiros de trabalho. Para além disso, vem permitir uma divulgação aos espaços, bem como uma visibilidade por um custo/investimento diminuto. Inovações como vós são, sem dúvida, bem vindas.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Desejamos-vos imenso sucesso!




 


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