Expocosmética 2019
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Mais uma vez, a Exponor recebeu o maior evento de beleza da Península Ibérica. A 23ª edição da Expocosmética - Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo, realizou-se nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril e, como sempre, não desiludiu.
As principais marcas e profissionais da área estiveram presentes neste certame, apresentando as últimas novidades e as mais avançadas técnicas do mundo da cosmética, maquilhagem, estética, cabelos e unhas.
Nestes 3 dias, a beleza foi rainha e desfilou entre os expositores deste que é um dos principais palcos da indústria da beleza.
A Expocosmética contou com mais de 200 expositores e atraiu cerca de 50.000 visitantes, que puderam ver de perto as tendências que se vão destacar no setor da estética nos próximos anos.
Acessórios de moda, cosmética, equipamentos para estética, produtos macrobióticos, roupa interior, produtos para o cabelo, bijuteria ou perfumaria, foram alguns dos produtos em exposição.
A agenda foi variada e não deu descanso aos visitantes: desfiles, workshops, palestras, demonstrações e vários concursos, fizeram parte das muitas atividades que decorreram na Exponor.
Este ano, a Expocosmética trouxe consigo duas novidades, que complementaram na perfeição este evento e decorreram em simultâneo com a feira: o Primeiro Congresso Nacional de Estética, Beleza e Saúde e ainda o evento Health For Beauty – The Experience.
Primeiro Congresso Nacional de Estética, Beleza e Saúde
Este evento aconteceu nos dias 31 de março e 1 de abril, no grande auditório da Exponor, tendo o patrocínio da prestigiada SORISA, uma referência no mercado da cosmética, estética e bem-estar, com quase 40 anos de experiência na área.
Este primeiro congresso contou com uma grande variedade de temas debatidos. Entre eles, as rotinas de saúde e beleza: foram abordadas as temáticas do sono, exercício, intestino saudável e como a alimentação pode adoecer.
A nutrição estética foi outro dos temas discutidos. Foram analisadas algumas orientações nutricionais no tratamento da celulite, gordura localizada e retenção hídrica. As tendências atuais, como a dieta cetogénica, jejum intermitente, alimentação paleo, lowcarb, tão faladas atualmente, também foram aqui debatidas com a Drª Maria João Fernandes, nutricionista.
A par da nutrição estética, também a alimentação anti-aging esteve em destaque neste congresso. Desde os superalimentos, suplementos e nutracêuticos, passando pela nutrição baseada no ADN e na tão falada alimentação alcalina e anti-inflamatória, nenhum tema foi deixado de fora.
Numa sociedade com tantos prazos, exigências e pressão, temas como o stress, ansiedade e a depressão, não poderiam ficar de fora. Neste primeiro Congresso Nacional de Estética, Beleza e Saúde, falou-se também de como estes fatores podem influenciar o aumento de peso, queda de cabelo e outros problemas estéticos. Uma abordagem integrativa sobre como equilibrar a beleza, saúde e o bem estar, com a Drª Nicole Ventura, psicóloga.
Expocosmética Collective
Uma agenda de palestras, com temas que vão da saúde à estética, com a participação de reputados profissionais.
No dia 31 de março, estiveram presentes Joana Bastos (Visual Artist e Creative Producer), Ricardo Pedro (Makeup Artist), José Queiroz (Visagista), Vera Sá (Médica na área da Medicina Estética), Lucília Lara (Maquilhadora), Rui Rocha (Cabeleireiro), António Massa (Dermatologista), António Névoa (Farmácia Barreiros) e António Pinto (Clínica Luso Espanhola).
No dia 1 de abril, esta sessão de palestras contou com a presença de Filipa do Paço (Clínica Endul) e José Queiroz (Visagista).
Concursos e desfiles
A Expocosmética promoveu vários concursos e desfiles, para mostrar todo o talento dos vários profissionais do setor.
Challenge Barber Shop
Um dos concursos em destaque na Expocosmética foi o "Challenge Barber Shop", que teve a Beautyland como Official Media Sponsor.
Num momento em que o cuidado masculino tem ganho cada vez mais destaque nesta área, o "Challenge Barber Shop" pôs à prova a criatividade dos profissionais do setor, na arte de cuidar dos cabelos, barbas e bigodes.
Esta 4ª edição teve uma surpresa, tendo sido ganha por uma mulher, a única representante do sexo feminino em prova. Halyna Dyakun, residente em Viseu, foi considerada a campeã geral deste concurso.
Nailympion
Outro dos concursos que decorreu na Expocosmética foi a Nailympion. Esta prestigiada competição internacional de unhas decorreu nos dias 31 de março e 1 de abril, tendo reunido os melhores profissionais da área, dando também oportunidade aos principiantes de mostrarem todo o seu talento.
Desfiles Associação Cabeleireiros de Portugal
Além dos concursos, também foram organizados vários desfiles. Um dos que teve mais destaque foi organizado pela Equipa Artística da Associação dos Cabeleireiros de Portugal. Esta equipa, constituída por António Ferreira, Fernando Amaro, Fulgêncio Silva, Leonel Fernandes, Francisco Barros, José Queirós, Maria do Céu, Natália Sousa, Sandra Silva e Sérgio Andrade, inspirou-se no tema TRIVIA, para um desfile muito sofisticado e com muito glamour.
Health For Beauty – The Experience
Também na sua primeira edição, o Health For Beauty apresentou várias novidades nas áreas de cuidados de saúde. Este evento, que contou com o apoio da Associação Nacional das Farmácias, teve como objetivo promover uma abordagem holística do corpo, mente e espírito, focando-se na prevenção da doença, em oposição ao tratamento.
Os participantes, que foram mais de 5.000, tiveram oportunidade de participar em vários workshops, palestras, degustações, entre outras iniciativas, numa dinâmica e bem variada agenda.
Marcas presentes
A expocosmética contou com mais de 200 expositores, muitos lançamentos, novidades e dinâmicas para profissionais e visitantes.
A beLashpro, uma marca jovem e dinâmica fundada por Liliana Pereira, especialista em extensão de Pestanas e que oferece formação de excelência, foi uma das marcas presentes neste certame. A marca aproveitou a oportunidade para demonstrar, no seu stand, um procedimento de Microblading, com a Brows & Lashes, de Bianca Miranda.
Também a Aesthetical Concept, empresa de venda de equipamentos de estética, foi outra das marcas que esteve presente neste evento, bem como a Kinetics Nails Portugal, que disponibilizou a sua mais recente coleção, Reconnect.
Também a Beauty Koncepts, de formação e venda de equipamentos de estética, não faltou a esta 23ª edição, tendo aproveitado a feira para apresentar o VHS 650 CryoLipo Shock. Este equipamento de aparatologia reúne 4 terapias que garantem resultados mais duradouros. Uma característica inovadora deste equipamento é a sua dualidade térmica, que pode ir dos -10º aos 40º, proporcionando uma contração tissular. Sem hematomas, sem estiramento de pele, o tratamento proporciona um maior conforto durante o processo de cristalização.
O software de Faturação para Cabeleireiro, Estética e Spa, Inventore, também não quis faltar, para mostrar aos profissionais como podem diferenciar a sua marca e fidelizar clientes, num mercado cada vez mais competitivo.
A Stetical Business, de venda de equipamentos de estética, foi outra das marcas presentes na Expocosmética, tendo sido distinguida neste evento com quatro Beauty Awards.
A Nails21, marca de cosméticos, marcou presença com muitas novidades e promoções, bem como a Cristina Vernigel, que brindou os visitantes com muitas flores e dança, para mostrar as coloridas novidades da nova estação.
O2 Oxigenesis também esteve presente, onde teve oportunidade de mostrar o seu reconhecido e patenteado Método Oxigeneris, um método revolucionário de emagrecimento e rejuvenescimento.
O grupo Visage aproveitou o certame para mostrar aos visitantes todas as novidades em tratamentos de rosto e corpo, bem como a área de formação à qual este grupo também se dedica.
A 23ª edição da Expocosmética foi um sucesso. Amélia Estevão, diretora deste certame, considera que o evento foi muito positivo, levando profissionais e o público em geral a ter contacto com as mais recentes novidades nesta área.
Para o ano há mais!