E se os salões de beleza fossem obrigados a encerrar?
por
Os salões de beleza para mulheres têm menos de um mês para serem extinguidos. Uma medida estabelecida pelo grupo extremista islâmico, Talibã, no Afeganistão.
NÃO É EM PORTUGAL, MAS E SE FOSSE?
Na passada terça-feira, a 4 de julho, o governo afegão decretou que todos os salões de beleza para mulheres terão de ser encerrados a partir do dia 23 de julho, caso contrário tornam-se ilegais.
Recorde-se que o grupo extremista islâmico esteve no poder entre 1996 e 2001 – altura em que impôs uma lista de 29 proibições dirigida principalmente às mulheres – e que regressou em agosto de 2021, retomando essa mesma lista. Desde a proibição de trabalhar, de estudar, de usar produtos de cosmética, de rir em voz alta, de praticar desportos e de tantos outros atentados contra os direitos e a liberdade das mulheres afegãs, o grupo jihadista ordena, agora, o encerramento dos salões de beleza para mulheres.
Durante os últimos dois anos, desde que os Talibã assumiram novamente o poder, que os salões de beleza para mulheres se mantiveram abertos, no entanto, as janelas eram cobertas.